- 28 de Março, 2023
- Paulo Lima
O que precisas para escalar o negócio na Amazon
A escalabilidade é uma característica importante de qualquer negócio e essencial para o crescimento e o sucesso. Não apenas contribui para aumentar a faturação e o lucro, mas também aumenta o alcance da marca, chegando a um maior número de potenciais clientes.
A escalabilidade é particularmente importante para os negócios online, pois permite que se aproveitem ao máximo as economias de escala e custos operacionais. Além disso, é uma forma de garantir que um negócio possa crescer de forma controlada, reduzindo ao máximo os riscos de falha.
No entanto, escalar o negócio exige planeamento, estratégia bem definida e alguns recursos financeiros (nomeadamente para a compra de mais produtos!). Um dos primeiros passos é definir metas de curto, médio e longo prazo. Devem ser realistas, mas ao mesmo tempo desafiadoras, e devem envolver todos os aspetos da operação, como o marketing, vendas recursos humanos, tecnologia e produto.
Outro passo importante é analisar os dados de desempenho do negócio para identificar os pontos fortes e fracos. Esta análise permite que os empresários vejam onde podem melhorar e aprimorar seus processos e produtos.
Tudo isto é válido para qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno ou grande. Vai depender sempre da ambição de cada empresário. A questão é que, muitas das vezes, não se sabe muito bem por onde começar.
É aqui que entra a Amazon! Ela pode na realidade, contribuir em muito para esse desejo de crescimento, globalização e levar o negócio para um outro nível. Através do modelo Amazon FBA, pode ser mais simples e menos trabalhoso do que parece.
Há uma frase quem me acompanha há muitos anos, que diz respeito à otimização da quantidade de trabalho, no sentido de fazer menos e ganhar mais:
“eu não quero trabalhar, quero é ganhar dinheiro”
Pode parecer um pouco utópico e indolente, mas na verdade, quantas vezes passamos por situações que só nos custam dinheiro e tempo, quando podíamos ter colocado o mesmo esforço em outras situações que nos tinham dado resultados muito mais satisfatórios?
A Amazon é um desses casos que vai permitir menos trabalho e mais dinheiro quando se quer escalar o negócio.
A Amazon tem + de 300 milhões de clientes compradores ativos na sua plataforma e a cada segundo são vendidos artigos no valor de ca. 16.000 Euros.
66% dos consumidores inicia a sua pesquisa por um produto na Amazon, acima do Google ou Bing onde são 49%.
Fonte: Jungle Scout
Parece uma boa razão para darmos um pouco mais de atenção a este Marketplace, não?
De seguida apresento uma lista com 6 sugestões para escalar o teu negócio. Contudo, cabe a ti analisares todos os aspetos e tomares a decisão que achares mais correta sobre qual o caminho que queres percorrer. A tática és tu que defines!
- Adicionar variantes ao produto original
Entretanto já estás a vender numa determinada categoria, os teus clientes estão satisfeitos e as vendas estão a decorrer a um bom ritmo. Porque não considerar adicionares variantes? Isto, claro, se o tipo de produto o permitir.
- incluir tamanhos diferentes (maiores ou mais pequenos)
- incluir outras cores ou designs
- efetuar cross-selling de produtos similares
É uma boa forma de aumentar as vendas, sem que tenhas de lançar novos produtos e ter de criar de raiz um novo listing (catálogo), o que é normal, pois cada novo produto necessita de um listing à parte!
Desta forma, também fazes um refresh ao produto atual, conectando-te com os teus clientes.
Lançar um novo produto sempre necessita de algum tempo para ter tudo pronto, para além de iniciares as vendas sem qualquer avaliação de clientes, importante para a credibilidade do produto.
- Lançamento de um novo produto
Como explicado no ponto anterior, lançar um produto novo leva algum tempo. No entanto, para escalar um negócio, ter vários produtos é fundamental. A não ser que tenhas descoberto a pólvora, e o teu (único) produto é o que todos querem ter! Se não o é, então é seguir o caminho normal.
Nesta altura do campeonato já começaste a entender os clientes, o que é uma vantagem. Então porque não começares a dar enfase à tua marca? Partimos do princípio, que neste caso criaste uma marca e que definiste o tipo de produtos que queres vender. Para todos aqueles vendedores que revendem marcas ou produtos já existentes, a parte da marca própria é irrelevante. Para estes, é procurar novos produtos, independentemente da categoria, procurar um fornecedor desse produto, e avançar.
- Expandir para outros mercados
A Amazon está diretamente presente em 20 países, mas vende para mais de 100, excluindo Cuba, Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Fonte: amazon.com/global-selling
O mercado da Amazon nos EUA continua a ser o maior, seguido na Europa pela Alemanha e Grã-Bretanha, na Asia o Japão. Independentemente do mercado ou mercados pelos quais decidiste expandir, a Amazon via ajudar-te neste processo. Poderes armazenar os teus produtos em qualquer um dos centros logísticos da Amazon nesses países, é uma vantagem enorme e que te vai tirar um peso enorme das costas.
EUA, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão são os maiores, mas também os mais competitivos. Já são mercados maduros. Outros mais pequenos, podem ser uma excelente oportunidade, como por exemplo no Médio Oriente. O poder de compra é elevado e muitos vendedores ainda não se viraram para esse lado.
- Otimizar os listings atuais
Faz todo o sentido otimizar os teus produtos que já estão à venda, antes de lançares novos ou expandires para outros mercados. Procurar melhor de tempos em tempos o listing, pois é sempre possível melhorar, pode ter um efeito muito positivo no ranking, na taxa de conversão e no volume de vendas final.
Revê os vários pontos do teu listing como:
- título
- imagens
- bullet-points
- descrição
- A+ Content
- Backend keywords
- preço
Sempre podes fazer testes A/B para saberes a opinião dos clientes, que te vão dar imensos inputs para a otimização do teu catálogo.
Reativa ações de marketing nas tuas redes sociais para envolveres novamente os teus seguidores. As ideias vão-se renovando, nada é estático. Façam Brainstorming dentro da equipa.
- Opta por Multi-channel
A Amazon é de fato o maior e mais popular Marketplace, que te vai possibilitar colocar os teus produtos diariamente à frente de muitos consumidores famintos.
É uma excelente plataforma para lançar produtos e chegar a milhões de clientes. Mas não nos esquecemos que, a Amazon é um canal. E como em todos os investimentos, não devemos colocar os ovos todos no mesmo cesto. O segredo está na variedade. Desta forma, não ficamos dependentes de um mercado.
Se desejas construir um negócio bem estruturado e sustentado, a opção passa por vender em simultâneo, em outros canais. Não apenas online, como também em termos de comercio tradicional.
Já que mais ninguém nos está a ouvir ou a ler este artigo 😊, vou dar-te uma dica como conseguir atrair os clientes na Amazon para o teu Online-shop:
Quando desenvolves a embalagem do teu produto, podes incluir no interior um encarte ou flyer de boas vindas, agradecimento ou outra mensagem. NÃO podes pedir abertamente ao cliente que te de na Amazon uma avaliação 5 estrelas, caso goste do produto ou para te contactar diretamente, caso não esteja satisfeito. A Amazon não permite. Vai contra as TOS – Terms of service (condições do serviço).
NÃO AUTORIZADO:
“obrigado pela compra! Se estiver satisfeito, deixe uma avaliação 5 estrelas na Amazon”
“obrigado pela compra! Se nos deixar uma avaliação 5 estrelas na Amazon, recebe um voucher para usar na próxima conta”
A Amazon faz testes surpresa regularmente. Pode muito bem fechar a conta em definitivo.
AUTORIZADO:
“Toda a equipa agradece a confiança! Ficaríamos igualmente gratos se puder dar um feedback na Amazon!”
Neutro.
Agora a dica: aproveita o encarte para colocares um QR Code ou mensagem a convidar o cliente a subscrever a tua newsletter. Para o fazer vai ter de deixar alguns dados, incluindo o endereço de email.
Voilá! Ficaste com o contacto do cliente e podes desta forma criar uma lista de clientes. Sempre que tiveres novidades e lançares novos produtos, podes contacta-los diretamente. Desta forma, poupas os fees da venda, se fizesses as vendas pela Amazon. No mínimo 20%.
Para além da tua loja online, podes vender através de outras plataformas, como:
- Etsy
- shopify
- ebay
- Walmart
- Rakuten
- outras
- MCF – Multi-channel Fulfillment
Podemos dizer que a Amazon está muito à frente quanto à criação de soluções e serviços para disponibilizar aos clientes e… para ganhar dinheiro.
Sabendo ela que, os vendedores também vendem noutros marketplaces e plataformas, mas que enfrentam um problema que é a logística, criou o MCF. O vendedor vende o produto por exemplo através da sua própria página, e quem faz a entrega é a Amazon aproveitando os seus vários centros logísticos.
As vantagens na ótica do vendedor são:
- Poder vender globalmente através do seu próprio online-shop não pagando fee sobre a venda à Amazon
- Poder vender globalmente através do seu próprio online-shop e outras plataformas sem se preocupar com a logística
Obviamente que a Amazon cobra por este serviço, sendo que o fee varia de acordo com o tamanho e peso.